domingo, 13 de março de 2011

Pesquisa associa dificuldade de aprendizado a doenças bucais

A American Dental Hygienists Association (Adha) está chamando a atenção de cirurgiões-dentistas e de autoridades para as consequências dos problemas de saúde bucal no aprendizado das crianças. A entidade enfatiza que a perda prematura de dentição acarreta problemas como baixa auto-estima, incapacidade de se comunicar e de manter a concentração.
Representantes da Adha aproveitaram o National Children´s Dental Health Month, evento promovido pela entidade que acontece todo mês de fevereiro, para divulgar dados do governo americano sobre o assunto. Segundo estudos do Office of Disease Prevention and Health Promotion, uma saúde oral deficiente está diretamente ligada à baixa performance escolar, dificuldades no relacionamento social e fracassos na vida adulta.
A Adha ainda recomendou aos cirurgiões-dentistas presentes que orientassem os pais quanto aos sintomas que podem surgir em seus filhos, tais como ansiedade, cansaço, irritabilidade e depressão. A observação é fundamental, pois crianças geralmente são incapazes de comunicar a dor de forma específica. Para encorajá-las ao cuidado oral, a Adha recomenda programas de reeducação em Saúde Bucal nas escolas e maior atenção diante de pequenos sinais dados pela criança.
Fonte: Odonto/Dental Press

1 comentários:

Unknown disse...

Interessante este estudo. Nunca pensei que problemas bucais pudessem afetar o rendimento escolar das crianças. Mas o tema é totalmente cabível, pois quem consegue prestar atenção em alguma coisa sentindo dor. Pais e professores devem estar atentos à escovação e higiene bucal das crianças, pois após o nascimento dos dentes permanentes as consequências de problemas bucais podem ser muito mais sérias.

Vou compartilhar uma dica para ajudar as mães a encontrar um profissional para ajudar a cuidar da saúde bucal dos seus filhos.

http://migre.me/1pRkU

IP
 
Related Posts with Thumbnails