terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Cirurgia do siso exige dieta recomendada

Embora a dieta para uma pessoa que passou por uma extração do terceiro molar (dente do siso ou dente do juízo) tenha algumas restrições, ela é muito simples e de ampla variedade.
Recomenda-se ao paciente uma alimentação leve à base de líquidos, com temperaturas mornas a frias. No caso de alimentos frios, o paciente pode optar por iogurte, vitamina, sorvete, leite, chá, suco, entre outros.
No caso de alimentos mornos, uma opção é se alimentar com um mingau, purê de batata, caldos ou sopas com legumes bem cozidos, macarrão bem amolecido para não ter esforços mastigatórios ou batido no liquidificador.
É importante lembrar que pessoas portadoras de certas doenças, como diabetes, sofrem limitações no cardápio. Neste caso o cardápio será feito de acordo com suas restrições. Porém, além da dieta cautelosa, o paciente deve tomar outros cuidados, tais como: repousar nas primeiras 24 horas, com a cabeça um pouco inclinada; não fazer bochecho nas primeiras 12 horas; após as refeições, fazer a higiene bucal, tomando cuidado de não passar a escova no local operado; ao chegar em casa, fazer compressa de gelo por 10 minutos com intervalos de 5 minutos; não ficar exposto ao sol nem fazer exercício físico; depois do segundo dia, fazer bochecho com antiséptico antes de dormir.
A recuperação da cirurgia do dente do siso é rápida, normalmente em dois ou três dias o paciente estará se alimentando como antes, e no sétimo dia ele retorna ao consultório para retirar os pontos.
Normalmente, neste período, a gengiva já está cicatrizada e o paciente poderá retomar seus hábitos rotineiros.
Fonte: Bonde

1 comentários:

Carla Tolfo disse...

Estou com um caso, examinado hoje, de um paciente que foi atendido em uma clinica popular, sem panoramica, com o labio, os dentes inferiores, gengiva marginal, praticamente destruidos pelo atendimento fracassado; paciente com trismo, com dor, edema...
Logo que vi e ele me deu a receita com o nome da Clinica entendi... Como se colocar afzer algo sem capacitação e sem no minimo um RX.
A ética nos impede de dizer qualquer coisa mais objetiva sobre o caso, mas ai a gente envia a um colega um paciente nosso para fazer um tratamento, de orto, por exemplo, esperando que este retorne para fazer o tratamento clinico e cirurgico necessário, e se fica sabendo depois que o colega indicou para um cirurgião que trabalha na clinica dele e este orto, certamente, ganha uma porcentagem.
Esta é a etica que estamos presenciando.
Por isso a odontologia esta como esta!
Que triste!

IP
 
Related Posts with Thumbnails