quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Própolis auxilia no combate às cáries

A substância produzida pelas abelhas é objeto de vários estudos que correlacionam suas propriedades com a capacidade de beneficiar a saúde dos humanos. Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizam diversos estudos utilizando a própolis em busca de melhorias na saúde bucal.
Entre eles, foram feitos testes com diferentes extratos de própolis disponíveis nos mercados regionais com o objetivo de combater microorganismos bucais causadores de cáries. 
Os pesquisadores concluíram que a própolis realmente auxiliou no processo. Ela foi eficiente e não apenas ajudou a controlar, mas também a matar algumas bactérias. A substância destacou-se pela eficiência como antibiótico natural, dizem os pesquisadores.
Outro foco das pesquisas foi avaliar a ação de um gel e de um enxaguante bucal à base de própolis, com o objetivo de prevenir a cárie em voluntários com alta susceptibilidade ao problema, seja por características genéticas, questões sociais ou hábitos de higiene. 
Antes da utilização destes produtos, os voluntários apresentavam entre 100 milhões e um bilhão de Streptococcus mutans na boca, número suficiente para causar cáries. Após 20 dias utilizando os produtos, este número caiu para algo entre 10 mil e 100 mil. 
Um alerta dado pelos pesquisadores é que a própolis pode causar escurecimento dos dentes quando a resina fica depositada em sua superfície. Para evitar o problema é importante que exista uma boa escovação.
Fonte: Dentistry/Dental Press

0 comentários:

IP
 
Related Posts with Thumbnails