sexta-feira, 2 de julho de 2010

Bebidas alcoólicas aumentam chances de problemas dentários

Através de um estudo longitudinal, Leif Jansson, do Departamento de Periodontologia de Kista-Skanstull, Suécia, investigou a associação entre o consumo de álcool e a saúde odontológica em 513 indivíduos de Estocolmo, Suécia. Segundo o artigo publicado na edição de maio do Journal of Clinical Periodontology, durante exames clínicos o autor registrou o número de dentes remanescentes, dentes restaurados, cáries e as condições periodontais dos participantes. Já com exames radiográficos, ele verificou o nível de osso marginal e a perda óssea longitudinal das superfícies proximais dos dentes dos participantes.
Assim, utilizando análises de regressão múltipla para correlacionar o consumo de álcool com as variáveis odontológicas, Jansson identificou que "o grupo de sujeitos com maior consumo de álcool (> 5cl de álcool puro por dia) teve mais superfícies cariadas, mais cálculos e mais dentes com lesões apicais quando comparados àqueles que reportaram consumo de álcool  5cl de álcool puro por dia”. No entanto, ele não notou associação entre consumo de álcool e doença periodontal.
Com isto, o autor entende que fatores relacionados ao estilo de vida podem influenciar a saúde odontológica dos indivíduos. Segundo o artigo, a pesquisa foi conduzida durante os anos de 1970 e 1990.
Fonte: OdontoCase/Dental Press

0 comentários:

IP
 
Related Posts with Thumbnails