terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Doenças bucais são fator de risco na gravidez

Enjoos e vômitos são reações físicas muito comuns no início da gravidez e encaradas como um processo natural, apesar do incômodo. No entanto, sua recorrência pode provocar erosões ácidas ou descalcificações nas superfícies dos dentes da gestante que aceleram o desenvolvimento de doenças bucais como a periodontite (infecção nos ossos e nas fibras que sustentam os dentes).
E pior: estudos mostram que os focos de infecção podem aumentar as chances de um parto prematuro.
Para evitar este tipo de risco, o recomendável é que a gestante redobre sua higiene bucal.
- Cuidados com a higiene evitam que as mudanças que normalmente ocorrem durante a gestação prejudiquem a saúde bucal. O acúmulo de placa bacteriana nos dentes é responsável pelo aumento da suscetibilidade a cárie e gengivites (doenças periodontais), afirma o professor e dentista do Hospital e Maternidade Interlagos, Francisco Barata Ribeiro.
Isso porque é muito comum o aumento da sensibilidade da gengiva durante a gravidez, quando ela pode ficar inchada e com tendência a sangramentos. Essas mudanças, conhecidas também como gengivite gravídica, além de causarem grande desconforto, aumentam o risco de periodontite.
Se for necessário fazer tratamento odontológico, a boa notícia é que a grávida pode fazê-lo em qualquer época, assim como a limpeza, apesar dos casos terem maior incidência no primeiro trimestre da gestação. O segundo trimestre é o período ideal para começar um tratamento bucal durante o pré-natal, pois a mulher se sente mais a vontade na ocasião. No entanto, a avaliação odontológica, limpezas e check ups podem e devem ser realizados a qualquer momento, bem como os procedimentos de emergência.
Outro fator de atenção é o impulso por doces das gestantes. A ingestão de alimentos cariogênicos, como doces em geral, entre as refeições, aumenta a incidência de problemas orais. Substituí-los por frutas e vegetais na alimentação evitam o aparecimento de doenças e contribuem para a saúde geral da mulher e formação do bebê.
Dicas simples de higiene bucal durante a gravidez:
Escovação dos dentes após as refeições;
Uso de fio dental;
Uso de enxaguatório bucal, que ajudam na diminuição de bactérias;
Ingestão de alimentos balanceados, de preferência que contenham vitamina B e cálcio;
Evitar ingestão de alimentos com alto índice de carboidratos, preferir frutas e vegetais;
Consultar regularmente o seu dentista
Fonte: Portal R7

0 comentários:

IP
 
Related Posts with Thumbnails