Segundo dados de um estudo realizado pelo instituto Nielsen sobre saúde, beleza e cuidados pessoais, publicado recentemente, o clareamento dental está em segundo lugar dentre os tratamentos de beleza que mais interessaram aos entrevistados. O procedimento fica com 46%, perdendo apenas para a massagem corporal, com 54%.É importante ressaltar que, apesar de ser considerado um método puramente estético, requer diversos cuidados, a começar pela escolha da técnica para clarear os dentes. No mercado há a disposição o clareamento com moldeira e a laser.
Basicamente, a escolha pelo método de clareamento dos dentes vai depender de diversos fatores, entre eles a causa do escurecimento, a vitalidade do dente e o estado clínico da boca do paciente. A técnica com moldeira é realizada em casa pelo próprio paciente. Consiste na utilização noturna de um molde individual com gel oxidante. A duração do tratamento é determinada pelo dentista.
Já o procedimento a laser é indicado para pacientes que não têm disponibilidade para utilizar o clareamento com moldeira ou ainda para os que passaram por esse tipo de técnica e apresentaram sensibilidade dentária. A técnica a laser minimiza esse efeito graças a combinação da luz ultra-violeta e do laser de baixa intensidade. Em média, três sessões são suficientes para obter-se o resultado desejado.
É importante ressaltar que o clareamento não atua em restaurações e coroas, por exemplo. Nestes casos, após o clareamento é necessária a troca da peça optando pela cor mais próxima das dos dentes branqueados.
Outro aspecto importante é canal tratado, pois após a finalização do branqueamento o dente que tem canal tratado apresenta uma cor ainda amarelada devido ao próprio procedimento. Deste modo é realizado o chamado clareamento interno: o dentista faz uma abertura no canal tratado colocando por alguns dias uma massa clareadora em seu interior. Esse processo é repetido por mais uma ou duas vezes até que esse dente alcance a cor dos demais que foram clareados.
Após esse processo, o profissional remove essa massa clareadora e introduz uma espécie de pino de fibra de vidro – mais resistente e da cor branca - o que resulta num dente mais branco, resistente e em harmonia com os demais.
Para manter os dentes mais brancos, o ideal é evitar o consumo abusivo de chá, café, cigarro, bebidas e alimentos com corantes artificiais. Sempre é bom ressaltar que o clareamento deve ser realizado com profissional e sem exageros, já que, como tudo o que é excessivo, pode danificar os dentes.
Fonte: Jorge Iarossi, para Iarossi.com/Dental Press


















0 comentários:
Postar um comentário