domingo, 13 de setembro de 2009

Medicamentos anti-coagulantes não representam perigo durante extração de dente

Milhões de americanos tomam medicamentos antiplaquetários, como aspirina, para reduzir os riscos de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. Essas drogas previnem que as plaquetas do sangue se agreguem e formem coágulos. Mas, elas podem também aumentar os riscos de sangramento sem controle.
Pesquisadores espanhóis, observando pacientes que tiveram dentes removidos, descobriram que muitas pessoas não tiveram problemas com sangramento após a extração dos dentes, mesmo tendo tomado remédios antiplaquetários.
Os pesquisadores fazem parte do Serviço de Saúde de Navarro, na Espanha. Eles estudaram 155 pessoas que fizeram uso de drogas antiplaquetárias. Os pacientes não pararam o tratamento com o remédio antes das extrações. Vinte e seis pacientes afirmaram que tiveram sangramento em casa, 24 horas depois da extração e que, depois desse tempo, o sangramento cessou. Muitos desses pacientes tiveram vários dentes retirados. Uma pessoa sofreu de sangramento incontrolável, que necessitou de cuidados de emergência. Além desse paciente, mais ninguém nesse estudo teve dificuldades.
Os pesquisadores perceberam um aumento do risco de problemas de sangramento em pessoas que tiveram vários dentes removidos. Então, eles recomendam que os dentistas não removam mais de três dentes em uma só sessão. Eles também disseram que apenas dentes “vizinhos” devem ser extraídos durante a mesma visita ao dentista. Isso mantém o número de áreas de sangramento menor.
Além da aspirina, medicamentos antiplaquetários incluem o clopidogrel (Plavix), ticlopidina (Ticlid) e dipyridamole (Persantine) – este último não existe no Brasil. Anticoagulantes são um grande grupo de drogas que incluem os antiplaquetários. Existem outras substâncias que também param a coagulação do sangue, de diferentes maneiras, como a warfarina e a heparina, que são muito comuns. Essas drogas, porém, não foram examinadas nesse estudo.
Duas diretrizes recomendam contra o costume rotineiro de se parar de tomar medicamentos antiplaquetários antes de extrações dentárias.
Esse estudo consta na edição de 13 de Agosto do periódico espanhol Medicina Oral Patologia Oral Y Cirugia Bucal.
Traduzido por Renata Mastromauro.
Fonte: http://www.simplestepsdental.com

0 comentários:

IP
 
Related Posts with Thumbnails