As mulheres entre os 26 e 35 anos de idade são as que realizam mais visitas ao dentista. Esta é uma das conclusões do estudo sobre os hábitos de saúde oral dos portugueses desenvolvido pela Vital Dent, referente a 2008. Que revela que as mulheres têm mais cuidado com a saúde oral, utilizando o fio dentário, o elixir e as visitas ao dentista aliados à escovagem regular dos dentes.Outra das conclusões apuradas pelo estudo da Vital Dent revela a preocupação da população portuguesa relativamente aos cuidados de Saúde Oral, sendo que apenas 2.5% dos inquiridos afirmou não dar importância. Apesar da preocupação manifestada, a maioria dos inquiridos revela ter como único cuidado com a sua saúde oral a escovagem (73%), enquanto que uma pequena percentagem utiliza também fio dentário e elixir (22%).
O estudo revelou ainda que a maioria dos portugueses (53%) visita regularmente o seu dentista apesar de uma elevada percentagem (46%) não ser consultado pelo médico dentista há mais de um ano. Salienta-se, no entanto, que as mulheres foram as que consultaram o dentista mais vezes, com uma percentagem de 24,2%.
Segundo o estudo, a faixa etária que vai menos ao dentista situa-se entre os 36 a 45 anos de idade por oposição à dos indivíduos entre 26 e 35 anos que apresentam maior número de deslocações.
Relativamente às razões que motivam os portugueses a irem ao dentista, o estudo aponta a rotina/revisão oral e a dor. O estudo mostra ainda que os motivos que contribuem para reduzir o número de visitas são as questões financeiras (43%), factor que atinge principalmente o género feminino (73%). Os outros motivos mencionados são a ausência de dor (29%) e falta de tempo para ir ao dentista (20%). O medo foi também um dos motivos referidos pelos inquiridos, embora em pequena percentagem (8%).
No que se refere aos problemas dentários mais frequentes, a maioria dos inquiridos refere a perca da peça dentária (33%), seguida das cáries e das gengivites com 23% respectivamente.
Fonte: O Mirante


















0 comentários:
Postar um comentário