domingo, 29 de junho de 2008

Anti-séptico bucal pode agir como repelente de insetos

A ALEGAÇÃO: O anti-séptico bucal pode evitar um enxame de mosquitos.
OS FATOS: O anti-séptico bucal pode ter seu lugar no armário de remédios, mas para pessoas que adoram atividades ao ar livre e não abrem mão do conforto, ele oferece uma segunda utilidade.
Coloque um pouco de anti-séptico bucal em uma garrafa com spray e borrife no ar no próximo churrasco, e - presto! - você tem repelente barato e com cheiro agradável.
Um ingrediente básico de muitos anti-sépticos bucais é o eucaliptol, um óleo natural que é também ingrediente ativo em repelentes botânicos. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, o óleo eucalipto limão é um dos mais eficientes repelentes contra mosquitos, juntamente ao DEET e picaridin.
Muitos estudos, incluindo um da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, descobriram que repelentes a base de eucalipto podem ser extremamente eficazes e não-tóxicos para humanos. Mas eles muitas vezes contêm o composto em concentrações de até 75%, enquanto nos anti-sépticos a concentração fica geralmente abaixo de 1%. Anti-sépticos também contêm água e álcool, portanto tendem a evaporar-se rapidamente. Repelentes comerciais, por outro lado, são desenvolvidos para durar por horas.
A CONCLUSÃO: O anti-séptico bucal pode desencorajar o zumbido dos mosquitos - mas não por muito tempo.
Fonte: The New York Times

0 comentários:

IP
 
Related Posts with Thumbnails