quarta-feira, 7 de julho de 2010

Pesquisa sugere que vidro remineraliza dentes sensíveis

Cerca de 10% a 30% da população adulta sofra de hipersensibilidade dentinária. Com base nesse índice, professores do Departamento de Engenharia de Materiais e de outras faculdades da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) desenvolveram um produto chamado Biosilicato. Ele teria a função de induzir a formação de hidroxidocarbonato apatita, composto do dente.
Patenteado internacionalmente em 2004, o material é uma vitrocerâmica bioativa. De acordo com os pesquisadores, o produto não machuca a boca porque, mesmo sendo vidro, é totalmente cristalino. Durante os testes clínicos, os estudiosos notaram que realizar a aplicação à base de hidroxido carbonato apatita, pelo menos uma vez por semana por um Cirurgião-Dentista, fechava os túbulos dentinários, curando a hipersensibilidade dentinária.
Segundo os pesquisadores, a liberação para começar a produzir o Biosilicato no país está sendo avaliada pela Anvisa. A inspiração para criar o Biosilicato veio de um produto chamado vidro bioativo, desenvolvido pelo pesquisador e professor da Universidade da Flórida, Larry Hench. Os vidros bioativos liberam sódio, cálcio e fosfato de forma rápida quando em contato com fluidos corpóreos, como a saliva, por exemplo, estimulando as células osteoblastos que induzem a regeneração óssea.
Fonte: Portal APC/Dental Press

0 comentários:

IP
 
Related Posts with Thumbnails