domingo, 20 de junho de 2010

Mídias sociais à favor da Odontologia

A evolução das tecnologias da informação e comunicação (TICs) tem provocado profundas transformações em todas as áreas do conhecimento, além de surpreender mais a cada dia pelas possibilidades que elas fazem surgir. Também no campo da odontologia e, especificamente, no da Ortodontia e Ortopedia Facial, as TICs têm contribuído bastante para o incremento dos recursos utilizados por essa área.
Resultado da evolução das TICs, as mídias sociais da internet, como canais que oferecem espaços democráticos para interação, comunicação e compartilhamento de conhecimento que são, consolidam-se como ferramentas poderosas, cada vez mais populares, que funcionam como meios de relacionamentos afetivos e profissionais, em que tudo tende a se propagar de maneira viral.
Com as mídias sociais, a comunicação deixou de ser unidirecional e transformou-se em uma comunicação de mão-dupla, em que há compartilhamento de conhecimento em todos os níveis, de forma interativa e altamente colaborativa. Trata-se de um universo no qual surgem equipes multifuncionais e multigeográficas, em que os limites de tempo e espaço simplesmente passaram a não existir.
A Ortodontia e a Ortopedia Facial podem encontrar inúmeras vantagens no uso das mídias sociais. Entre elas, podemos destacar que se trata de meios para:
- Assumir postura de transparência diante de seus pacientes/clientes, fornecedores e parceiros;
- Interagir com seus pacientes/clientes, fornecedores e parceiros;
- Ouvir o que seus pacientes/clientes, fornecedores e parceiros têm a dizer e reagir positiva e proativamente a sugestões, críticas ou reclamações;
- Envolver seus pacientes/clientes com a criação de produtos e serviços;
- Promover campanhas de saúde bucal;
- Identificar tendências de comportamento de seus pacientes/clientes;
- Divulgar seu nome, trabalho, consultório, técnica, experiência, etc;
- Acompanhar discussões sobre assuntos específicos relacionados à Ortodontia e Ortopedia Facial;
- Acompanhar avanços diários em relação às técnicas, produtos e outras novidades;
- Diferenciar-se no mercado.
Por meio das mídias sociais, boas práticas se espalham muito, mas muito rápido mesmo. Não há como negar a importância dessas redes hoje na vida de indivíduos e corporações. O que se ouve por aí é que esse é um caminho sem volta e com muitos benefícios. Mas atenção, pois práticas ruins ou prejudiciais também se espalham facilmente! Não é possível negar os malefícios reais, gerados pelos excessos e falta de bom senso de muitos usuários.
Para ingressar nesse universo, é essencial informar-se mais sobre as mídias sociais, identificar quais são mais adequadas ao seu propósito e planejar ações que possam colaborar para o alcance de seus objetivos.




2 comentários:

Lidiane Samroa disse...

Caros,
A fonte desse texto está errada.
Gostaria que, por gentileza, fizessem a correção.
O correto será: www.cgodonto.com.br.

Texto oficial em: http://www.cgodonto.com.br/2010/06/09/midias-sociais-a-favor-da-ortodontia-e-da-ortopedia-facial/

Grata,
Lidiane Samora
Autora do texto.

Marcelo Barreira disse...

Alteração realizada, Lidiane.
Abrigado pela colaboração.
Desculpe-nos o transtorno!

Atenciosamente,
ODONTO-FCRS
www.odontofcrs.blogspot.com

IP
 
Related Posts with Thumbnails