domingo, 26 de julho de 2009

Dor de cabeça pode ser curada no dentista

Sabe aquela dor de cabeça que não passa nunca? Pode ser que a solução esteja longe do consultório médico e seja encontrada mesmo no dentista.
Isso mesmo! Uma disfunção na articulação que liga o maxilar à mandíbula pode ser a causa da dor que tanto incomoda. E o problema atinge pelo menos três vezes mais as mulheres.
A Disfunção da Articulação Temporomandibular tem nome difícil - mas, uma vez feito o diagnóstico, o tratamento descomplica a vida de pacientes. Especializada nessa articulação (ATM), a dentista Simone Carrara, de Brasília, indica que 90% dos pacientes que apresentam a disfunção têm dor de cabeça crônica. “Pouca gente imagina que uma dor de cabeça pode ser tratada pelo dentista”, comenta. A maioria dos seus pacientes recorreu a diversos especialistas da medicina antes de procurá-la. Simone calcula que o problema atinja cerca de 10% da população, sem distinção de idade.
Segundo ela, dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos, estalidos ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca e até dores nas costas podem ter relação com disfunções na ATM. “A articulação temporomandibular é uma das mais complexas do corpo humano, pois está ligada também ao crânio”, explica. É essa articulação que possibilita à mandíbula se movimentar e pode se desgastar com hábitos relacionados à tensão, ao encaixe da mordida e até à postura corporal. “Mudar os hábitos é fundamental, especialmente aqueles que chamamos de hábitos parafuncionais, como mastigar chiclete, apoiar as mãos no queixo, morder lápis e segurar o telefone com o ombro”, completa.
Até mesmo quem tem medo da cadeira do dentista pode procurar um sem medo. Isso porque o diagnóstico é simples - com exame clínico e eventuais raio-x - os novos tratamentos não usam mais técnicas invasivas. “Sem cirurgia ou intervenções agressivas é possível eliminar a causa da dor e se livrar de vez de remédios que não resolviam e apenas aliviavam os sintomas”, diz a dentista. Hoje, placas de acrílico, intervenção em hábitos e posturas, fisioterapia com laser e ultra-som são algumas soluções propostas.
“O tempo médio de tratamentos mais complexos é de seis meses e envolve confecção de placa interoclusal, eletroterapia, exercícios fisioterápicos, manipulação mandibular e medicamentos”, relata Simone.
A dentista assegura ainda que praticamente todos os pacientes respondem positivamente ao tratamento e que, em muitos casos, a dor pode desaparecer em menos de duas semanas.
Fonte: Vila Equilibrio (Terra)

2 comentários:

Gabriela Facchini disse...

Excelente post! Parabens :-)

Amalia disse...

Dr. Marcelo
Parabéns pelo seu Blog. Interessantíssimo!!! Seus artigos são nota 10. Tenho postado alguns artigos seus no meu Blog criado recentemente. Sou portadora de dores de cabeça crônicas agudas recorrentes e tenho postado alguns artigos seus, devido ao excelente conteúdo. Depois de anos estou fazendo o tratamento correto, isto é, no dentista de DTM e Dor Orofacial que tem me aliviado muito. Claro que a Enxaqueca não resolveu, mas acredito que a dor mais importante no meu caso está sendo resolvida por um dentista. Por isso tenho uma alegria enorme em compartilhar meus novos tratamentos e sinalizar padrões corretos para todos.
O meu blog é: doressemdiagnostico.blogspot.com
Obrigada!!!

IP
 
Related Posts with Thumbnails