domingo, 4 de janeiro de 2009

Selantes protegem mesmo os dentes?

Mal as crianças entram em férias e os pais já vão logo agendando um check up básico, apenas para garantir que tudo esteja bem durante e depois das férias. Uma das medidas mais freqüentes nas clínicas odontológicas, nesta época do ano, são os selantes. “Trata-se de um procedimento bastante simples e que pode prevenir de fato a ocorrência de cáries em crianças”, diz Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care.
Rezende explica que o selante age como uma camada plástica protetora. É aplicado nos pontos de maior incidência de cáries, como as depressões nos dentes laterais e de trás – que servem para mastigar o alimento. “Vale ressaltar que 90% das cáries ocorrem durante a infância”, diz.
Mesmo parecendo não ter uma ação direta sobre o problema, os selantes previnem cáries ao criar uma barreira entre os dentes e os açúcares e bactérias. “Outra vantagem do procedimento é impedir a progressão da cárie. Ou seja, o selante tem a propriedade de impedir que a cavidade aumente, exigindo um doloroso tratamento de canal”, diz o especialista.
Portanto, para quem tem dúvida sobre levar ou não o filho para selar os dentes, o doutor Marcelo Rezende avisa: “Os selantes são 100% eficazes quando bem aplicados e podem reduzir a incidência de cáries em até 70%. A combinação com aplicações de flúor também é bastante interessante, podendo elevar ainda mais esse índice de proteção dos dentes”.
Fonte: Dr. Marcelo Rezende, cirurgião-dentista, especialista em implantes dentários, diretor da Smiling Dental Care (Manaus, AM), e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.
Fonte: SEGS Portal Nacional

0 comentários:

IP
 
Related Posts with Thumbnails